COMO TRABALHAR O ALUNO COM DISCALCULIA?



Olá Professor,
A sala de aula é sempre uma surpresa não é mesmo? E em meio a surpresas, sempre aparecem os desafios. E você já se deparou com um desafio chamado DESCALCULIA? 
Esse é um dos tipos de transtorno de aprendizagem que na população escolar afeta cerca de 3% a 6%, com uma distribuição similar entre meninos e meninas.
Confira aqui uma matéria, sobre o que é, o que afeta, o que o professor deve fazer e ainda dicas de atividades para trabalhar este aluno com discalculia.
Boa leitura ;)

O QUE É DISCALCULIA?

É um transtorno específico do desenvolvimento, de base biológicaque afeta profundamente o processo de aprendizagem de matemáticas e aritmética. Muitas vezes foi definida como "dislexia da matemática". A condição é independente do nível de inteligência da criança e dos métodos pedagógicos usados.

 A dificuldade está centrada ao redor da habilidade para interpretar símbolos numéricos e operações aritméticas como adição, subtração, multiplicação e divisão. Uma criança com discalculia vai confundir números e signos e não será capaz de fazer cálculos mentais ou trabalhar com ideias abstratas. Essas crianças têm dificuldade para completar exercícios ou deveres.

A discalculia poderia ser definida como a disfunção de conexões neurais que processam a linguagem numérica, dificultando a aquisição e processamento de informação numérica.


O QUE A DISCALCULIA AFETA?

·         Foco (concentração)

: Habilidade relacionada ao padrão de déficit cognitivo vinculado à dislexia. O déficit estrutural nessas conexões de redes neurais também está relacionado à inibição, que afeta a agudeza mental, dificultando para a criança a aprendizagem de matemáticas.

·         Atenção dividida

: Esta habilidade é importante porque permite a multifunção. As crianças com transtornos na área das matemáticas apresentam problemas ao responder a um estímulo porque não são capazes de focar e se distraem com os estímulos irrelevantes, se cansando com facilidade.

·         Memória operacional

: Esta habilidade cognitiva faz alusão ao armazenamento temporário e à capacidade para manipular as informações para completar tarefas complexas. Algumas dificuldades pode ser o problema para seguir direções, com o esquecimento das indicações e tarefas, pouca motivação, memórias incompletas, se distrair com facilidade, não lembrar dos números e demorar para fazer aritmética mental.

·         Memória de curto prazo

: A capacidade para reter pequenas quantidades de informação durante um período curto de tempo. Este déficit mental explica a incapacidade para realizar tarefas mentais. Os problemas aparecem ao calcular ou tentar fazer problemas matemáticos. Isto também está relacionado à incapacidade para lembrar dos números ou das tabuadas de multiplicar.

·         Nomeação

: Implica a incapacidade para lembrar de uma palavra ou número e usá-los posteriormente. As crianças com discalculia têm dificuldade para lembrar dos números porque sua capacidade para processar informações é deficiente.

·         Planejamento

: Os baixos níveis nesta capacidade cognitiva implicam ter dificuldades na área de planejamento e compreender os números e exercícios. Esta incapacidade para antecipar acontecimentos impossibilita os estudantes de completar um exercício corretamente.

·         Velocidade de processamento

: Corresponde ao tempo que nosso cérebro leva para receber uma informação (um número, uma equação matemática, um problema…), entendê-la e respondê-la. As crianças que não têm dificuldade completam este processo de forma rápida e automática, enquanto as crianças com discalculia precisam de mais tempo e energia para processar a informação.

CARACTERÍSTICAS DA CRIANÇA COM DISCALCULIA:


  • A criança apresenta dificuldade em:
  •  Visualizar conjuntos de objetos dentro de um conjunto maior;
  • Conservar a quantidade: não compreendem que 1 quilo é igual a quatro pacotes de 250 gramas.
  • Sequenciar números: o que vem antes de 11 e depois dos 15 – antecessor e sucessor.
  •  Classificar números.
  •  Compreender os sinais +, -, ÷, ×.
  •  Montar operações.
  • Entender os princípios de medida.
  •  Lembrar as sequências dos passos para realizar as operações matemáticas.
  •  Estabelecer correspondência um a um: não relaciona o número de alunos de uma sala à quantidade de carteiras.

O que pode fazer com o aluno que apresenta dificuldades na matemática?
  • ·         Permitir o uso de calculadora e tabela tabuada
  • ·         Adotar o uso de caderno quadriculado;
  • ·         Evitar ignorar o aluno com dificuldades;
  • ·     Evitar mostrar impaciência com dificuldade expressada pela criança ou interrompe-la várias vezes ou mesmo tentar adivinhar o que ela quer dizer completando a sua fala.
  • ·         Evitar corrigir o aluno frequentemente diante da turma, para não o expor;
  • ·         Não forçar o aluno a fazer as tarefas quando estiver nervoso por não ter conseguido;
  • ·         Procure usar situações concretas, nos problemas;
  • ·        Procure iniciar cada período da aula com o resumo da sessão anterior a uma visão geral dos novos temas;
  • ·         Escreva no quadro o tema a aprender, os passos ou procedimentos a serem seguidos e que o aluno deverá tomar nota;
  • ·  Dar sugestões ajudas ou guias para que o aluno saiba encarar e monitorizar adequadamente os erros;
  • ·       O uso de códigos visuais, diagramas, cones, sublinhados, esquemas, permite concentrar atenção nos expoentes, varáveis, símbolos de operações, etc., o que facilita a sua compreensão, aprendizagem e generalização;
  • ·     Quanto às provas, devem-se elaborar questões claras e directas, reduzindo-se ao mínimo o número de questões, sem limite de tempo, aplicando-a de tal sorte que o aluno esteja acompanhado apenas de um tutor para certificar se entendeu o enunciado das questões;
  • ·  Estabelecer critérios em que, por vezes, o aluno poderá ser submetido a prova oral, desenvolvendo as expressões mentalmente, ditando para que as transcreva;
  • ·         Incentivar a visualização do problema, com desenhos e depois internamente;
  • ·  Proponha jogos na sala, pois estes consistem numa boa opção para ajudar na visualização de seriação, classificação, as habilidades psicomotoras, habilidades espaciais e a contagem;
  • ·   Permitir o uso do computador, deste modo é um instrumento que pode ser muito bem aproveitado, especialmente porque existem muitos sites com jogos educativos que propiciam a noção de espaço e forma, como o tangam e outros que reforçam a compreensão de matemática.



Atividades para desenvolver a competência de classificação



  •  Peça ao aluno que classifique objetos em grupos. Pergunte depois que regras utilizou para classificar.
  •  Entregue ao aluno uma caixinha de ovos vazia e uma caixa que contenha objetos pequenos. Peça que classifique os objetos de acordo com alguma propriedade, por exemplo, cor. Em seguida peça a ele que pense em outras formas de classificar os objetos, por exemplo: tamanho, textura, etc.
  •  Utilizando variedade de objetos, pedir que faça um grupo.
  • Por exemplo. A professora ou outros colegas adivinharão as propriedades dos objetos pertencentes a esse grupo. Por exemplo: figuras geométricas de diferentes tamanhos, cores e formas, etc.
  •  Utilizar cartões com imagens de alimentos, plantas, brinquedos, pessoas, para fazer diferentes classificações.


Jogo dos Cubos e das Garrafas

Inicie o jogo entregando para as crianças garrafas de plásticos de tamanhos bem diferentes e alguns cubos de madeira coloridos para que ela enfileire os objetos sem observar regras. Depois peça que elas separem as garrafas por critérios estabelecidos pelo professor como:  os maiores dos menores, os de plástico e os de madeira, por cores e também por critérios estabelecidos pelos alunos.
Essa atividade pode ser registrada pela criança por meio de desenhos. O objetivo é verificar a noção de tamanho, a percepção espacial e a atenção da criança.

Jogo de Dominó 



Colocamos à disposição da criança um jogo de dominó para ela ordenar as peças de acordo com a numeração de bolinhas contidas nas extremidades, utilizando as regras do dominó. À medida que é apresentada uma peça, o aluno deve colocar a correspondente. Esta atividade visa desenvolver a percepção do sistema de numeração e estimular a associabilidade, a noção de sequência e a contagem. Uma variação do jogo é o dominó dos pares. Neste jogo a soma das peças deve ser um número par. A atividade permite que o aluno explore a relação entre a soma de números pares. Ou seja, é possível explorar com os alunos que a soma de dois números pares é um número par; a soma de dois números ímpares é um número par; a soma de um número par e um número ímpar é um número ímpar. Também é possível jogar o dominó dos ímpares, no qual a soma das peças deve ser um número ímpar e as observações anteriores se repetem.

 Botões matemáticos



Separam-se botões de várias cores e tamanhos. A criança é orientada a separar botões por tamanhos, na quantidade solicitada, utilizando barbante e folha de papel. O objetivo dessa atividade é desenvolver a habilidade de compreensão de sistemas de numeração, a coordenação motora e a orientação espacial. Também pode ser proposto que o aluno explique os critérios adotados por ele e justifique o seu raciocínio.



Desenvolvimento de trabalho com:

Jogo da memória – motricidade fina, memória, hipótese, cores e estratégias.

Resta um – formas, regras e estratégias.

Quebra-cabeça – motricidade fina e memória, formas, hipótese, cores, análise-síntese, figura-fundo e estratégias.

Arquiteto – planejamento, equilíbrio, motricidade fina e estratégias.

Cilada – percepção de formas, encaixe, motricidade fina, organização, plano mental, projeto e criatividade.

Tangran – formas geométricas, buscas de solução, percepção de figura e formas, hipótese, paciência, regras, motricidade fina e representação mental.

Material dourado – trabalhar o sistema de numeração decimal.


Também é importante mencionar que nem todas as crianças que apresentam dificuldades para fazer equações matemáticas têm discalculia, sendo essencial identificar a frequência dos sintomas. 

Além disso, a discalculia nem sempre está relacionada às equações matemáticas, pois as crianças também podem ter problemas com as atividades cotidianas ou jogos comuns.

Conheça mais sobre Discalculia em nosso CURSO DE TRANSTORNOS DA LINGUAGEM



Fonte: cognifit.com /
            neuropsicopedagogianasaladeaula.com

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