ATIVIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL





VOCÊ SABE A FUNÇÃO DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL?

Olá pais e professores,

Você já percebeu que as crianças possuem uma forma particular de pensar e aprender?

Segundo Piaget, o processo de desenvolvimento possui quatro estágios sucessivos, que indicam o grau de desenvolvimento da criança. 

No artigo abaixo compartilhamos com vocês sobre este processo de desenvolvimento. 

Boa leitura.

ATIVIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL

O termo cognição pode ser definido como o conjunto de habilidades mentais necessárias para a construção de conhecimento sobre o mundo.

Os processos cognitivos envolvem, portanto, habilidades relacionadas ao desenvolvimento do pensamento, raciocínio, linguagem, memória, abstração etc.; têm início ainda na infância e estão diretamente relacionados à aprendizagem.

A TEORIA DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO POR PIAGET

Observando seus filhos na interação com o meio, Piaget percebeu que as crianças possuem uma forma particular de pensar e aprender.

O erro e o acerto são conceitos que estão no cerne do raciocínio infantil e foi a partir da relação erro/acerto que Piaget desenvolveu sua teoria de estágios do desenvolvimento cognitivo da criança.

Segundo Piaget, o processo de desenvolvimento possui quatro estágios sucessivos, que indicam o grau de desenvolvimento da criança:

Sensório-motor: de zero a dois anos, aproximadamente. No estágio sensório-motor, a inteligência da criança é essencialmente prática e as ações de reflexo predominam. A relação com o meio ambiente não se dá pelo raciocínio lógico ou pela representação simbólica, mas pela ação e experimentação direta.

Pré-operatório: de dois a sete anos, nesse estágio pré-operatório, predomina o egocentrismo, pois a criança não consegue colocar-se abstratamente no lugar do outro. A leitura da realidade é parcial e incompleta, visto que a criança prioriza aspectos que são mais relevantes aos seus olhos. Sua percepção abstrata começa a ser aguçada à medida que aumenta sua capacidade de simular, imaginar situações, figuras e pessoas semelhantes.

Operações Concretas:
de 7 a 12 anos, aproximadamente. O estágio das operações concretas é o período em que a lógica começa a desenvolver-se e a criança já consegue ao seu modo, organizar e sistematizar situações e relacionar aspectos diferentes da realidade. Sua compreensão do mundo não é mais tão prática, mas ainda depende do mundo concreto para realizar abstrações.

Operações formais e Pensamento Hipotético-dedutivo:
Nesse estágio, predomina a lógica formal, a criança já pode realizar abstrações sem necessitar de representações concretas e pode, também, imaginar situações nunca vistas ou vivenciadas por ela.
Uma Atividade didática para ter valor cognitivo de fato precisa ser lúdica, ou seja, divertir sem aquela atribuição formal de que se trata de um processo educativo.

Não apenas para as crianças, mas entre jovens e adultos, a regra é a mesma. 

Ocorre que, no processo formal onde o educando se coloca de forma passiva diante do educador com a obrigação de assimilar alguma coisa de cunho apenas teórico, seu cérebro, por mais esforçado e qualificado que seja, não vai conseguir criar a experiência da vivência associada ao fato teorizado. Isso não ocorre quando se trata do processo lúdico, recreativo, quando o indivíduo pratica, sente e assimila sensorialmente aquele aprendizado.

A experiência sensorial é imprescindível para que o cérebro humano seja capaz de criar as sinapses que associam os relatos teóricos aos seus respectivos fatos.

A partir desse evento associativo, a experiência ficará registrada como memória definitiva, o que não ocorreria caso o processo fosse apenas virtual, ou hipotético.


DICAS DE ATIVIDADES PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

A seguir, algumas dicas ou reflexões, na verdade são chaves didáticas, que poderão ajudar pais e educadores na condução de alguns desses processos lúdicos e educativos:

  • ·         Brincadeiras de adivinhações são excelentes para desenvolver a capacidade de abstração, concatenação e formação de ideias.

  • ·         Brincar com água é uma necessidade para todas as crianças nervosas ou difíceis, e uma atividade altamente benéfica para as crianças em geral.

  • ·         Uma brocha de pintar ou pincel largo e um balde com água limpa para pintar paredes da casa ou azulejos do banheiro, é um brinquedo que fascina as crianças e desperta nelas o senso de limpeza.

  • ·         Os jogos de silêncio e imobilidade são ótimos como exercícios de controle motor e autodomínio das emoções.

  • ·         Os brinquedos cantados são atividades de grande valor para a idade pré-escolar.

  •  ·         Brincadeiras ao ar livre devem começar com uma breve explicação da importância das árvores, animais, amizades, nossa família, etc. Isso desperta nas crianças amor à natureza e senso de cooperação.

  •  ·         Brincar de cuidar das plantas, assim como regar o jardim, são excelentes chaves motivacionais para despertar a sensibilidade ecológica, ou respeito à natureza, e serve sem distinção para todas as faixas etárias.

  •  ·         Colocar venda numa criança e pedir para que outra a guie até um determinado local é uma excelente atividade para afirmação da ajuda voluntária e amizade. Cria em ambos um inestimável senso de cooperação e ética solidária. Desperta no condutor o senso de responsabilidade e respeito pelo outro. Cria no conduzido o senso de confiança no amigo, sensibilização às limitações alheias, além de aprender na prática sobre as dificuldades dos deficientes, especialmente os visuais.

  •  ·         Os Jogos coletivos, onde a criança desempenhe um papel importante para o desenvolvimento da atividade, acaba por criar em sua personalidade um elevado senso de responsabilidade social e autoconfiança.

  •  ·         Os jogos de adivinhação são excelentes como estímulos à criatividade e todo processo da composição da imaginação infantil. Além disso, trabalham de forma intensa o processo de coordenação, organização pessoal e associação de ideias.

Finalmente, não se limite ao escopo dessa lista de reflexões, estude seu caso e faça adaptações, afinal de contas, um modelo pedagógico estático só é capaz de formar cidadãos fleumáticos.

Fonte: sitededicas.ne10.uol.com.br / portaleducacao.com.br / infoescola.com




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