DESENVOLVENDO AS CRIANÇAS - ATIVIDADES SIMPLES PARA AS FÉRIAS ESCOLARES!





Olá faces,

As férias escolares chegaram, e você sabe como continuar desenvolvendo as crianças através das atividades?

As férias são a época mais esperada pela maioria das crianças, afinal é o período em que elas têm mais tempo para se divertir à vontade, sem os compromissos da rotina escolar e sem se preocupar em aprender nada. Será?

Na escola os jogos e atividades são cuidadosamente pensados para que a criança se desenvolva, e por que não trazer para a casa todas estas atividades, e ainda se divertir?

Segue nesta matéria em nosso Blog, dicas de atividades super fáceis para além de distrair os pequenos nas férias, também estimulá-los!

Pais focados e motivados em estimular seus filhos a estarem sempre aprendendo podem produzir excelentes resultados, mesmo em crianças com algum grau de dificuldade.

Vamos brincar?


DESENVOLVENDO AS CRIANÇAS - ATIVIDADES SIMPLES PARA AS FÉRIAS ESCOLARES!

As férias são a época mais esperada pela maioria das crianças, afinal é o período em que elas têm mais tempo para se divertir à vontade, sem os compromissos da rotina escolar e sem se preocupar em aprender nada. Será?

A realidade é que, ao longo de seu desenvolvimento, a criança está sempre aprendendo e, como sabemos, as brincadeiras e  jogos são ferramentas importantes no aprendizado, trabalhando diversos conteúdos de uma forma lúdica e simples de ser compreendida e absorvida.

Não importa qual a faixa etária, essas formas de lazer sempre funcionam muito bem.

Se na escola os jogos são planejados cuidadosamente, com uma seleção criteriosa dos conteúdos a serem abordados, com reforço pedagógico e direcionamento do professor, em casa as atividades podem e devem ser mais livres e sem nenhuma cobrança ou objetivo delimitado.

Mas por que não aproveitar para incluir a cultura dos jogos educativos em casa para que a criança continue aprendendo e se atualizando durante as férias?

O gosto pela leitura e pelo conhecimento, por exemplo, devem ser incentivados em casa, com o apoio e o exemplo dos pais.

Pais focados e motivados em estimular seus filhos a estarem sempre aprendendo podem produzir excelentes resultados, mesmo em crianças com algum grau de dificuldade.
Diversifique as atividades
Crianças em férias, ao voltar às aulas, podem se apresentar dispersas, desmotivadas, e pouco focadas em aprender. Um meio eficiente de evitar isso é propor atividades que estimulem a concentração e a memória, como o aprendizado de novas músicas, jogos de tabuleiro, jogos em equipe, além de promover a leitura constante, com contação de histórias, apresentação de livros adequados à sua faixa etária.

Os pais devem sempre procurar trabalhar as palavras, principalmente quando a criança se encontra em fase de alfabetização.

Visitas a museus e parques também são um excelente meio de estimular o aprendizado e o raciocínio da criança. Ao término da visita, os familiares podem realizar uma brincadeira para que a criança relate o que viu, exercitando assim a concentração e a memória, além de proporcionar à criança uma ótima experiência em grupo, que fortalecera seus laços afetivos e sua capacidade de comunicação interpessoal.

Porém, os pais não devem fazer das férias uma repetição da escola. As atividades devem ser espontâneas e jamais impostas. A criança deve se divertir e relaxar, sem imposição de espécie alguma.

Os pais devem oferecer à criança mais de uma opção em entretenimento, para que ela não se sinta desmotivada e entediada.

Por outro lado, também são importantes as atividades livres, onde os pequenos exercitam sua imaginação e brincam da maneira que melhor desejar, sem interferência de adultos.
Computador: amigo ou vilão?
Atualmente as crianças vivem conectadas e muitas delas passam as férias enfurnadas no quarto ou na sala, entretidas com computadores, tablets, smartphones que fornecem uma grande quantidade infindável de entretenimento.

Por mais que a utilidade pedagógica dessas ferramentas seja inegável e essas tecnologias façam parte da rotina desta geração, a criança de hoje precisa aprender a brincar ao ar livre, correr e a vivenciar as coisas na prática e, para isso, o tempo de permanência delas online precisa ser monitorado pelo pais.

A importância da família no plano de férias

O crescimento infantil é acompanhado pelas brincadeiras, pelos jogos simbólicos que ela mesma inventa para construir conceitos e entender o mundo ao seu redor, por isso é importante que os pais e familiares se façam presentes para acompanhar todo o desenvolvimento.
Atividades que envolvam brincadeiras, por exemplo, envolvem experiências divertidas e possibilitam os adultos de perceberem, de forma não convencional e extraescolar, como seus filhos estão se desenvolvendo, uma vez que a partir da brincadeira, a criança constrói experiências de se relacionar com o mundo de maneira ativa e vivencia experiência de tomadas de decisões.


COMPARTILHAR
    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comentários :

Postar um comentário