PSICOMOTRICIDADE GRANDE ALIADA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO



Olá professor, tudo bem?

Você sabe como a Psicomotricidade pode ser uma importante aliada no processo de Alfabetização?

É através da psicomotricidade que a criança passa por experiências nas quais conhece e desenvolve sua individualidade, sua linguagem e socialização.

Sendo assim, não há como pensarmos em aprendizagem se esta não estiver ligada ao movimento.

O processo de alfabetização e a psicomotricidade auxiliam uma a outra!

Mas como aliá-las dentro dos métodos de ensino? Como desenvolver os pequenos para facilitar esta aprendizagem?

Confira agora mesmo em nosso Blog, como você professor pode trabalhar com a psicomotricidade em sala de aula e desta forma, contribuir para uma excelente alfabetização de seus alunos.



A PSICOMOTRICIDADE E A SUA CONTRIBUIÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO

O movimento é uma importante dimensão do desenvolvimento e da cultura humana. 
É através do movimento que as crianças expressam seus pensamentos, sentimentos e emoções, ampliando assim as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais.

 É através de gestos que as crianças exploram e conhecem o mundo onde vivem.

É através da psicomotricidade que a criança passa por experiências nas quais conhece e desenvolve sua individualidade, sua linguagem e socialização.

 Sendo assim, não há como pensarmos em aprendizagem se esta não estiver ligada ao movimento. O processo de alfabetização e a psicomotricidade auxiliam uma a outra.

No caso da psicomotricidade, serve para auxiliar os primeiros aprendizados na alfabetização.

O aluno precisa saber interpretar, compreender e assimilar o conteúdo para que de fato ocorra o ensino e a aprendizagem da leitura e escrita.

A alfabetização coma  psicomotricidade, baseia-se em atividades significativas e desafiadoras que favoreçam a valorização do conhecimento, gosto e interesse das crianças.
Para isso, é necessário que a sala de aula seja um espaço que estabeleça segurança e incentivo às crianças, onde haja diálogo, valorização da ideia e vontade de todos, propiciando o desenvolvimento de todos os envolvidos no processo.
A criança na fase de alfabetização é toda movimento!
O que para as crianças são simples brincadeiras, para a psicomotricidade são movimentos que servirão de base para a criança aprender a segurar o lápis, folhear o caderno, definir sua lateralidade, diferenciar as formas das letras, entre outras coisas.
Hoje, vai mais longe: a psicomotricidade ocupa um lugar importante no desenvolvimento infantil, sobretudo na primeira infância, em razão de que se reconhece que existe uma grande interdependência entre os desenvolvimentos motores, afetivos e intelectuais.
A psicomotricidade, como estimulação aos movimentos da criança, tem como meta:

- Motivar a capacidade sensitiva através das sensações e relações entre o corpo e o exterior (o outro e as coisas).

- Cultivar a capacidade perceptiva através do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal.

- Organizar a capacidade dos movimentos representados ou expressos através de sinais, símbolos, e da utilização de objetos reais e imaginários.

- Fazer com que as crianças possam descobrir e expressar suas capacidades, através da ação criativa e da expressão da emoção.

- Ampliar e valorizar a identidade própria e a auto-estima dentro da pluralidade grupal.

- Criar segurança e expressar-se através de diversas formas como um ser valioso, único e exclusivo.

- Criar uma consciência e um respeito à presença e ao espaço dos demais.
Portanto, o conhecimento da criança do seu próprio corpo dará a ela condições de se situar no espaço, controlar o tempo e desenvolver habilidades e coordenação de gestos e movimentos que auxiliarão no processo de apropriação da leitura e escrita.
O desenho é uma atividade espontânea e como tal, deve-se respeitá-la e considerá-la como a grande obra das crianças.

Se a criança tem vontade de desenhar, anime-a sempre que o faça. O ideal seria que todas as crianças pudessem ter, desde cedo, algum contato com o lápis e o papel.

Começarão com rabiscos e logo estarão desenhando formas mais reconhecíveis. 

Quanto mais a criança desenhar, ela se aperfeiçoará, e mais benefícios se notará no seu desenvolvimento.


GOSTOU? CLIQUE AQUI POIS TEMOS UM CURSO 100% ON-LINE DE PSICOMOTRICIDADE.
COMPARTILHAR
    Comentários Blogger
    Comentários Facebook

0 comentários :

Postar um comentário